Mais Buscados



Rastreamento


Digite abaixo o código de 13 caracteres: Ex: SS987654321BR

Rastreamento


Digite abaixo o código:




Glossário

Está com dúvida? Clique na letra correspondente.


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Dicionário com a letra A


Amortecedor Traseiro

O amortecedor traseiro é uma peça que usa um tipo de mola e/ou amortecedor para proteger o ciclista e a bicicleta dos efeitos da rodagem em superfícies irregulares. É fixada num quadro especialmente desenhado para isso.


Alforje

Espécie de bolsa para levar as bagagens dos ciclistas em viagens, geralmente apoiada sobre um bagageiro, com abas laterais para distribuição do peso e manter o equilíbrio da bicicleta.


Alavanca de Câmbio

Componentes utilizado para trocar as marchas de bicicletas, podem ser do tipo indexado (as marchas possuem posições pre-estabelecidas para as trocas) ou não indexado na qual o ciclista regula o movimento para a troca. Os tipos mais usuais são "thumbshift" (sistema mais simples no qual se empurra/puxa uma alavanca para a troca das marchas), "rapid fire", rotativos (troca-se as marchas girando), "Rapid Fire Dual Control" na qual as trocas de marchas são realizadas atrav´s dos manetes dos freios e "STI s" ou "Ergopower" são trocadores do tipo Dual Control para bicicletas de ciclsimo de estrada.


Andar na Roda

Você, praticante de ciclismo e triathlon, já viu com certeza os ciclistas que vão encaixadinhos uns atrás dos outros durante uma prova ou treinamento. Essa prática é conhecida no Brasil como andar na roda, sugar roda, ou andar no vácuo.

A maior força que um ciclista tem de vencer é a resistência do ar. Cerca de 70% da energia que um ciclista gasta é para furar a camada de ar que nos envolve. Portanto, quanto mais dentro do vácuo do ciclista que vai à sua frente você estiver, melhor será seu rendimento e menos energia você gastará.

Quanto maior a velocidade que você estiver desenvolvendo, mais você sente os benefícios do vácuo. A uma velocidade de 30 km/h a economia de energia do ciclista no vácuo é de cerca de 17%, já a uma velocidade de 40 km/h o benefício para o ciclista na roda de outro é de 27%, e assim vai aumentando progressivamente. Já em pelotões grandes com várias filas de ciclistas, o benefício da economia de energia para o ciclista do meio do pelotão chega a ser de 39%. Isso explica porque em provas longas o ciclista que se desgarra (sobra) do pelotão, quase nunca consegue manter o mesmo ritmo da prova.

Veja abaixo algumas dicas de como andar na roda:

Quem está puxando o pelotão, necessita de muita concentração, pois cabe a ele alertar com sinais e gritos, todo o grupo sobre os perigos da via: buracos, pedras, carros, animais, pedestres, etc... A fila de ciclistas todos encaixadinhos tem o efeito de dominó, o que acontecer com o primeiro acontecerá com todo o grupo! Cuidado!

Posicione-se bem atrás da roda do ciclista à sua frente, a distância de uma roda, já é o suficiente para se beneficiar do vácuo. Quanto mais próximo, maior será o efeito do vácuo, procure não se aproximar menos que 10 cm da roda que vai à frente.

Não deixe que sua roda dianteira ultrapasse a roda traseira do ciclista à frente, pois se ele precisar desviar rápido de alguma coisa vai resvalar em sua roda dianteira e vai derrubar você!

Concentre-se totalmente no que está fazendo. Não olhe para os lados, não tire a mão do guidão. Se precisar beber água, deixe para a hora da subida, ou quando estiver por último na fila.

Não fique olhando apenas para a roda à sua frente, olhe tamb&m para o que ocorre lá na frente onde está o puxador para antecipar os movimentos e perigos da via, mas não se distraia! É uma questão de ritmo: mantendo o ritmo correto, você não vai bater na roda do ciclista à frente.

Mantenha seus cotovelos semiflexionados, seus braços, ombros e mãos relaxadas. Se cansar concentre-se na sua respiração e no formato de sua pedalada que deve ser sempre redondinha.

É aconselhável combinar o sinal ou o gesto que indicará o momento de cada puxador sair e ir para o final do pelotão. Normalmente o puxador sai para a esquerda enquanto o segundo do pelotão assume a liderança, e o puxador vai então para o último lugar do pelotão.

Também ajuda se combinarem quanto tempo cada um deve puxar o pelotão. Entre 1 e 3 minutos é o suficiente, já que o esforço que o puxador faz é bem maior que os que estão no vácuo.

Quando chegar sua vez de puxar, mova-se lentamente para a frente, sem aumentar o ritmo. Em pequenas descidas é normal a velocidade aumentar, mas faça isto gradualmente para não abrir brechas no pelotão. Em subidas não force o ritmo, mantenha o mesmo passo que você vinha fazendo, é normal que a velocidade caia.

Em descidas muito íngremes e perigosas é melhor abrir espaços grandes entre os ciclistas, pois em caso de acidente com um ciclista, os outros têm tempo de reaç:ão.

Quando você for o puxador, olhe bem à frente da estrada, escolha sempre o melhor caminho evitando buracos e pedras. Cuidado com veículos parados no acostamento e outros perigos. Não freie nem faça movimentos bruscos e use sinais, gestos e gritos para alertar seus companheiros sobre os perigos da estrada.

Quando estiver na roda de alguém não freie! Se precisar controlar a velocidade, pare de pedalar e saia um pouco de lado para pegar vento e diminuir a velocidade da bike, levantar um pouco do selim também funciona.

É preferível começar andando na roda de amigos que você já conhece o estilo de pedalada e o nível de condicionamento. Se você estiver treinando e outro ciclista desconhecido lhe ultrapassar, você pode educadamente pedir se ele se importa que você peque uma carona em sua roda. Ofereça-se para revezar com ele. Mas atenção, se notar que ele é inexperiente ou não tem o mesmo nível que você, desista! Se você é inexperiente nisso, é melhor que você fique na roda de outro ciclista com mais técnica para aprender com ele.

Treinar vácuo é excelente para simular sua participação em provas, seja ela de ciclismo, mtb ou triathlon além de ser um ótimo treino de resistência anaeróbica.


Aro

Peça principal de uma roda. Nele são presos os raios e é onde se colocam os pneus.


Ataque

Aceleração rápida para adiantar-se em relação a um ciclista ou grupo de corredores.


Audax

Audax é um evento ciclístico não-competitivo e de longa distância, conhecido internacionalmente também pelo nome de "randonnees".


Avanço

Ver mesa.

Dicionário com a letra B


Back side walk over

Passar obstáculo empinado (manobra na modalidade bike trial).


Bags

Sacolas ou mochilas.


Balança Traseira

Peça que liga o quadro (movimento central) e roda traseira.


Bar Ends

Acessório que funciona como um prolongamento do guidäo, para servir de alavanca no esforço do movimento de subida, ou simplesmente, para ser um ponto de apoio mais alto para descansar a posição de pedalar.


Bater Guidão

Andar junto, isto é, na mesma velocidade ou tempo.


Belt

Cinto.


Bermuda

Os ciclistas mais experientes procuram utilizar bermudas específicas para ciclistas, pois como os modelos da Scott, permitem maior compressão e conseqüente aquecimento da musculatura, impedindo a raspagem das coxas no banco. Seu forro interno retira o suor do ciclista, evitando assaduras e tem proteção bactericida. Esta peça do vestuário é essencial para ambos os sexos, pode ser de lycra, cordura e outros materiais de tecnologia.


Bike

Bicicleta em inglês.


Biker

Ciclista; Ciclista em inglês.


Bike Transporter

Mala que guarda e protege a bike.


Bike Trial

Bike Trial Modalidade de esporte com bicicleta. Tem por objetivo transpor obstáculos naturais ou artificiais, sem colocar os pés no chão (perde pontos) ou em menor tempo. Na modalidade com motocicletas é denominado de moto trial;


Biomecânica

É a ciência que estuda o movimento esportivo, o gesto técnico de determinada modalidade. No caso do ciclismo, esta ciência se preocupa em estudar os movimentos do ciclista sobre a bike de forma que eles sejam aproveitados ao máximo para garantir a performance perfeita para o conjunto bike + biker.


Blocagem

Peça para a fixação das rodas e do selim que evita o uso de ferramentas, tornando mais rápida e fácil sua manutenção.


BMX

Modalidade de esporte com bicicleta. Corrida em circuito fechado com obstáculos, separados por baterias e faixa etária. É semelhante ao motocross.


Bob (Bunny Hop)

Manobra em velocidade, puxando a bike sem rampa para escalar um obstáculo (na modalidade bike trial).


Bolça de Selim

Local apropriado para guardar ferramentas e câmara de ar para o conforto e segurança do ciclista. Este modelo da Scott pode ser conectado, após uso, na mochila de hidratação.


Boss

Eixos que são usados para a fixação dos freios V-Brake.


Botle

Garrafa.


Brake

Freio.


BTT

Bicicleta para Todo Terreno. Termo equivalente ao mountain bike em Portugual.


Bubaca

Puxar a bike, batendo a roda traseira no obstáculo e puxar de volta para o chão (manobra na modalidade bike trial).


Dicionário com a letra C


Cable

Cabo.


Cadência

Forma de manter um movimento em um ritmo constante. No caso, manter o ritmo da pedala constante.


Caixa de direção

Peça interna do quadro e que vai proporcionar a maneabilidade do guidão.


Cáliper

Peça fixada nos suportes do quadro ou do garfo que recebem as pastilhas de freio, nos sistemas de rfeio a disco..


Câmara

Objeto tubular confeccionado em borracha, colocado entre o aro e o pneu. Adiciona-se ar, inflando-a, de forma a permitir a rodagem.


Câmbio Dianteiro

Mecanismo responsável pela troca de marchas na bicicleta, acionados pela alavanca de câmbio. O câmbio dianteiro realiza a passagem da corrente entre as coroas.
Em inglês: Front derailer.


Câmbio Traseiro

Mecanismo responsável pela troca de marchas na bicicleta, acionados pela alavanca de câmbio. O cambio traseiro realiza a passagem da corrente entre os anéis dentados do cassete ou da catraca.
Em inglês: Rear derailer .


Camel Back

Espécie de mochila, confeccionado com material impermeável, em que é adicionado água em seu interior, com um tubo que sai de sua extremidade superior até a região próxima à boca do ciclista. É utilizado para o fornecimento de água para o ciclista enquanto ele pedala.


Canela

Tubo deslizante, que trabalha em conjunto com as hastes (ou canetas) por intermédio de buchas e aloja o material amortecedor (óleo, molas, elastômeros ou ar).


Canelas ou Hastes

São os tubos que recebem as canelas e formam a estrutura convencional de um amortecedor dianteiro.


Canote de Selim

Peça que se fixa no selim para o encaixe no quadro da bicicleta. Possibilita a regulagem da altura do selim.
Em inglês: Seat Post.


Cantilrver

Marca registrada de freio. Este conjunto compreende hastes acionadas por cabos de aço que apertam as sapatas (borrachas do freio), segurando as rodas.


Cap

Boné.


Caramanhola ou Garrafa para levar líquido

Normalmente colocada em um suporte apropriado no quadro da bicicleta, para a segurança e conforto do ciclista.


Cassete

Sistema de transmissão. É um conjunto de pinhões, afixado na roda traseira;
Em inglês: Cassete.


Cateye

Marca registrada e mais conhecida por seus ciclocomputadores.


Catraca ou Câmbio Traseiro

Parte do sistema de transmissão e um conjunto de peças que estão fixadas na roda traseira e utilizadas para troca de marchas. Nas bicicletas mais modernas são três coroas (cambio dianteiro) e nove catracas, totalizando 27 marchas.


Centro

Ponto inferior do quadro que se instala o eixo do movimento central - a peça que tem o principal movimento de girar os pedais.


Chain Stay

Tubo estrutural que fica na parte traseira do quadro, que liga o eixo traseiro ao movimento central.


Ciclismo

Modalidade de bicicleta que roda pela cidade ou estradas. A bicicleta tem característica em ser leve, com pneus finos.


Ciclocomputador

Como o próprio nome está dizendo, é o computador de bordo do ciclista e fixado no guidão. Este equipamento informa a distância total e percorrida, tempo, velocidade máxima, média, hora. Alguns modelos mais sofisticados informam batimentos cardíacos e altitude.Um sensor magnético preso aos raios da roda, passa por um captador localizado no garfo. Este capta a passagem do sensor e envia o sinal para o ciclocomputador, que calcula o tempo da passagem do sensor para estimar as informações.


Cicloturismo

Viagem de bicicleta.


Clip (ciclismo)

Extensor de guidão, muito usado por ciclistas de estrada para apoio dos cotovelos. Proporciona um novo posicionamento.


Clipless Pedal

1. "Pedal sem pegador" em inglês. 2. Tipo de pedal que contém mecanismo que prendem a sapatilha. Basta um movimento para liberar a sapatilha do pedal.


Clothes

Vestuário.


CNC

Torno computadorizado, é capaz de produzir peças com acabamento impecável em grande escala.


CO2 Big Air

CO2 big air Aerosol de ar para enchimento de pneu.


CO2 one Timer

CO2 one timer Cápsula descartável de ar para enchimento de pneu.


Comissário

É o árbitro das competições.


Competition

Competição.


Comprar Terreno

Levar um Tombo.


Compressão

Relativo à suspensão e amortecimento. Quando em repouso, a suspensão não armazena energia. Entretanto, quando sofre pressão, o amortecedor é comprimido. A força que resulta este movimento é chamada de compressão.


Conduite

Conduite Tubo de material plástico que reveste e protege os cabos de freio e câmbio.


Contra o Relógio

Competição em diversas modalidades como speed, mountain bike (up hill), down hill cujo objetivo é fazer individualmente o menor tempo do percurso.


Contra-Relógio

Contra-relógio Prova de ciclismo onde os atletas tem que percorrer determinado espaço em menor tempo. Geralmente os competidores largaram em intervalos de tempo. Também conhecido como CRI (contra relógio individual).


Coolmax

Tecido tecnológico: transporta a umidade para a superfície externa do tecido, onde a evaporação é mais rápida, mantendo a pele seca. Segundo o fabricante, testes foram feitos, onde o tecido seca completamente em 30 minutos, enquanto o algodão se mantém 50% molhado).


Coroa ou Câmbio Dianteiro

Parte do sistema de transmissão e um conjunto de peças que estão fixadas no movimento central, utilizadas para troca de marchas. Esta peça é responsável pela transferência da força ao pedalar. Nas bicicletas mais modernas são três coroas e nove catracas, totalizando 27 marchas.


Corrente

Componente da transmissão formada por elos e responsável pela transferência da força aplicada na coroa para os pinhões;
Em inglês: Chain.


Crankset

Pedivela.


CRI

Contra relógio individual - modalidade do ciclismo.


Cromoly

Cromoly Liga de aço em que combinado com materiais como o cromo e molibidênio que resultam em maior leveza e resistência.


Cross Country

Cross Country Modalidade de mountain bike, para competições em pistas, onde é vencedor o atleta que percorrer o maior número de voltas em menor tempo.


Cubo

Parte do sistema de transmissão. É a peça que liga o eixo da roda e os aros (dianteiros e traseiros). Sendo de boa qualidade, contribui para maior velocidade na bicicleta.


Cubo de Roda com Blocagem

O cubo é a peça do meio de uma roda, onde são presos os raios. Consiste num cartucho com rolamentos ou esferas e um eixo passando pelo meio. Este eixo é fixado no garfo (roda dianteira) ou no quadro (roda traseira) através do blocante (blocagem rápida) ou através de porcas (depende do modelo do cubo).
Em inglês: Hub - cubo de roda. Quick release - blocagem rápida.


Curso

Medido geralmente em polegadas, é a distância percorrida pelo amortecedor durante o movimento de compressão. Uma polegada = 2,54 centímetros (1" = 2,54 cm).


Curso Negativo (sag)

É a medida que a suspensão trabalha, quando o ciclista sobe na bicicleta. Esta regulagem é importante para manter as rodas sempre em contato com o solo - no caso da bike passar por um buraco, por exemplo. Quando a roda deixa de ter contato com o solo, o SAG "empurra" a roda para baixo, pois já estava comprimida pela compressão causada pelo peso do ciclista.

Dicionário com a letra D


Downhill

O Downhill refere-se a um ciclismo todo-o-terreno específico que é efectuado em declives com vários obstáculos. Exige bastante técnica, pois o objectivo é descer uma encosta o mais rápido possível. Para praticar DownHill, necessita de ter uma bicicleta específica para esta vertente pois a velocidade que se atinge em terrenos muito irregulares, exigem bicicletas adaptadas a essas condições. Geralmente opta-se por bicicletas com suspensão total.


Desgarrar

Aumentar a velocidade com objetivo de separar-se dos outros ciclistas.


Disk Brake

Freio à disco.


Downtube (tubo superior)

Tubo estrutural que fica na parte infeiror do top tube e une a caixa de direção ao movimento central.


Drop

Drop Pular de cima de um obstáculo (na modalidade bike trial).


Drop três Meia

Pular de um obstáculo, girando 360% no ar (na modalidade bike trial).

Dicionário com a letra E


Elastex

Ousadia, inovação e criatividade constantes no segmento de malharia transformaram a Charlex num fabricante diferenciado de "tecidos multifuncionais". A partir da década de 90 vem atuando fortemente e obtendo grande sucesso nos mercados feminino fashion e esportivo Criado pela Charlex em 1992, Elastex nasceu como produto e acabou se tornando uma linha de produtos. Devido à sua elasticidade, Elastex é a malha com Lycra de grande versatilidade utilizada nos segmentos feminino, masculino e infantil, além de lingerie, aquawear, sportswear, calçados esportivos, entre outros Elastex é a única marca de malha stretch que garante, controla e distribui etiquetas para seus clientes, possibilitando um produto final com total garantia de qualidade Elastex Tecido tecnológico: Tem caimento perfeito, grande poder de absorção do suor, elasticidade (contém "Lycra") e a maciez da microfibra ("Amni").


Elastômeros

Componente interno da suspensão. É um material plástico responsável pelo amortecimento.


Endurance

Linha de bikes da Scott que apresenta o que há de mais moderno e avançado para o mercado de bicicletas full suspension com tecnologia e materiais de última geração que proporcionam conforto, funcionalidade e leveza. A linha G-Zero Endurance foi desenvolvida para pessoas exigentes. É ideal para corridas de longa distância, aventura, provas de cross country ou simplesmente passear.


Escalador

Ciclista de estrada que tem facilidade para subir montanha.


Escapado (a)

É andar muito na frente.


Espiga ou Tubo de direção

Tubo estrutural do garfo dianteiro que une o suporte de guidão ao garfo. Por suportar grandes esforços, pode ser de alumínio ou feito de ligas de aço de alta resistência.


Estrobo

Luz traseira que pode piscar ou ficar estática, para sinalização e segurança do ciclista, utilizado principalmente na cidade, para visualização de motoristas, e nas trilhas para indicar a localização.


Eyewear

Moda em óculos de sol.

Dicionário com a letra F


Fibra de Carbono

Material leve e resistente. Em alguns modelos da Scott é utilizado no quadro, balança, guidão e canote de selim.


Firma-Pé

Armação de plástico preso ao pedal para encaixar os pés para maior aproveitamento da força de pedalada.


Fork ou Shok

Suspensão.


O Four

Cross é a vertente que evoluiu a partir do Dual. No Four-Cross, correm 4 racers ao mesmo tempo num circuito idêntico aos de BMX com vários saltos. No Four-Cross esse circuito é feito a descer. A corrida é feita por mangas em que os primeiros 2 racers passam à fase seguinte, enquanto que os últimos 2 são eliminados. O tipo de bicicleta usada nesta vertente varia, pois há quem prefira com suspensão total e quem prefira uma Semi-rígida.


Frame

Quadro da bicicleta


Freeride

Freeride é um estilo de condução todo-o-terreno. geralmente envolve enormes descidas, saltos e obstáculos feitos pelo homem. Tem algumas parecenças com o DownHill por se realizar também em descidas. Para se aceder aos topos das colinas, usam-se ou carrinhas, ou teleféricos de Ski. Mas também se podem subir a pedalar. As bicicletas são constituídas de peças muito resistentes e têm enormes suspensões. São bicicletas montadas para fortes embates.


Freio a Disco

Peça similar ao freio a disco dos automóveis. Consiste num disco montado no cubo da roda e um conjunto de peças chamado "caliper" (sistema do freio, burrinho, pastilhas etc) preso ao quadro (sistema traseiro) ou ao garfo (sistema dianteiro). Ao ser acionado de forma hidráulica ou mecânica (depende do tipo de freio a disco) comprime as pastilhas no disco realizando a frenagem.
Em inglês: Disc brake.


Freio

Tipo de freio acionado por cabo de aço através do manete de freio. Ao ser acionado, as sapatas de freio afixadas na peça entram em contato com o aro da roda, forçando a frenagem.
Em inglês: Brake ou Rim brake (freio de aro).


Front Derailleur

Câmbio dianteiro.


Front Hops

Pular na roda dianteira (na modalidade bike trial). Front hops três meia Pular girando a roda dianteira 360° (na modalidade bike trial).


Full Suspencion

1. "Suspensão completa" em inglês. 2. Tipo de bicicleta dotada de suspensão dianteira e traseira, muito utilizada no downhill.

Dicionário com a letra G


Gancheira

Local em que é fixada a roda ao quadro ou garfo. Nas bikes mais antigas é fixo, nas modernas é substituível para manutenção ou troca.


Gap

Escalar obstáculos diretamente com a roda traseira (manobra na modalidade bike trial).


Garfo

Peça que fixa a roda dianteira ao quadro, e responsável em parte para a dirigibilidade da bicicleta.


Garfo com Amortecedor

Suspensão dianteira.
Em inglês: Front suspension.


Geometry

Geometria. Esta é uma das especialidades da Scott, pois seus engenheiros, técnicos e atletas estão constantemente buscando soluções para melhorar o conforto e desempenho com produtos e materiais inovadores e eficientes.


Giro

Girar a bike com a frente no ar (manobra na modalidade bike trial).


Gloves

Luvas.


GPS

Aparelho eletrônico (portátil ou não) que marca o posicionamento exato no globo terrestre, através de rastreamento via satélites.


Grip Shift

Tipo de alavanca de câmbio que se localiza próxima às manoplas. As trocas são feitas com movimentos giratórios, como num acelerador de motocicleta. Marca registrada de sistema de trocador de marchas, realizado com movimento giratório.


Guarda Pó (fork boots)

Peça que protege as hastes do garfo amortecido de eventuais resíduos como poeira, lama, água...


Guia de Corrente

Peça usada em bicicletas de downhill e freeride, que alinham a corrente na (única) coroa dianteira e estabilizam a mesma, evitando que se solte acidentalmente.


Guidão ou Guidon

É a direção das bicicletas. Neste local são fixados os manetes de freios, os trocadores de marchas e pode ser instalado o ciclocomputador, bar ends, retrovisores, etc;
Em inglês: Mountain bike handle-bar.


Guidão Estrada

Paça tubular fixada no garfo através da mesa.
Em inglês: Road handle-bar.

Dicionário com a letra H


H.A.P.

Forro de bermuda especialmente construído para proteger do impacto do selim, com diferentes espessuras de espuma e a camada externa de micro fibra de polyester. Possui formato anatômico, que proporciona máximo conforto e excelente evaporação do suor.


Hstem

Avanço do guidão.


Habdlebar

Guidão.


Hard Trail ou Rabo Duro

Bicicleta sem o sistema de amortecimento na suspensão traseira.


Helmet

Capacete.


Hidration Bags

Mochilas de hidratação.


Hiflex

Tecido de altíssima qualidade, resultado da mais avançada tecnologia têxtil e fabricado com matérias-primas especiais. "Hiffex" une num produto único, os benefícios das fibras sintéticas aos das fibras naturais, proporcionando conforto, durabilidade, resistência a lavagem, secagem rápida, agradabilidade no uso, easy care, tudo o que o consumidor moderno precisa.


Hike Bike

É uma manobra muito utilizada no mountain bike e que consiste em carregar a bicicleta para transpor obstáculos. Apesar da aparente simplicidade, existem diversas formas e objetivos nesta manobra como, por exemplo, caminhar, abrir espaço entre a vegetação, transpor longos percursos em lama, etc ...


Hip Bag

Bolsa de cintura.


Hood Sweater

Blusa de frio com capuz.


Hubs

Cubos


Dicionário com a letra I


Ignorar

Passar obstáculo rapidamente, sem tomar conhecimento do mesmo.


Inicio Falso

Saída ilegal, resultando uma re-largada.


Invert

Giro de 180 ° sobre o obstáculo, invertendo a posição (manobra na modalidade bike trial).


Inter City

O mesmo que trip trail.

Dicionário com a letra J


Jacket

Jaqueta.

Dicionário com a letra K


Kevlar

Material resistente e de baixo peso. É utilizado nas bicicletas Scott.

Dicionário com a letra L


Ler o Terreno

Verificar o tipo de piso e ambiente para se antecipar a manobras.


Lightweight

Baixo peso.


Link

Peça responsável pela ligação entre dois ou mais pivôs, usada para transferir o movimento de diferentes partes de uma suspensão.


Link Pinô Virtual (VPP)

Conceito de suspensão criado recentemente, que implica na não utilização de um pivô central único - e sim num conjunto de links e pivôs secundários, que trabalham como se fosse um pivô virtual, eliminando eventuais interferências no movimento das pedaladas, em frenagens e no trabalho da suspensão como um todo.


Lockout (trava do curso)

É uma trava que bloqueia os movimentos da suspensão para ajudar o desempenho em determinadas situações. Pode ser mecânica ou eletrônica.


Lycra

Tecido extremamente flexível, permitindo grande liberdade de movimentos

Dicionário com a letra M


M.L.P.

Marca de forro para bermuda. Sua construção anatômica e a tecnologia de várias camadas maximisa o conforto aliviando pontos de pressão entre o selim e o corpo. Os tecidos especiais "Highigienic" transportam a transpiração para fora, dissipando o calor.


Magiver

Chave com múltiplas funções.


Magura

Marca registrada de um sistema de freios.


Mala Bike

Mala para acondicionar e proteger a bike, utilizada principalmente para viagens.


Manetes

Alavancas de acionamento de freios.


Manguito

Peça do vestuário, que protege apenas os braços como se fosse uma manga comprida de camisa. É usado em épocas de meia estação, quando o frio inicial de uma pedalada passa e então o biker pode facilmente removê-lo.


Manitou

Marca registrada de suspensão.


Manopla

Local para apoio das mãos no guidão. Pode ser de borracha, plástico, silicone ou outros materiais que combinem melhor empunhadura e apoio ao ciclista.


Mavic

Marca conhecida de aros.


Mesa

Peça que fixa o guidão na caixa de direção e quadro. Elemento importante, com várias opções de comprimento e inclinação para os mais diferentes tamanhos de braços e que garanto maior conforto e agressividade na condução da bicicleta.


Mochila de Hidratação

Equipamento essencial para o esportista outdoor, pois além de utilitária, a mochila de hidratação, como o modelo Scott, possui um compartimento plástico que acondiciona líquidos, geralmente água, para ser ingerida através de uma pequena mangueira que o esportista vai se servindo e fazendo outra atividade ao mesmo tempo. A Scott possui modelos de 1 a 2,5 litros, confeccionados com tecido tecnológico de rápida secagem, compartimento para colocar óculos ou telefone celular, documentos, casaco e utilidades. Caso precise, a bolsa de água também pode ser comprada avulsa para reposição.


Mountain Bike

Bicicleta de montanha. Modelo versátil e que pode ser utilizado na cidade e campo. A Scott possui diversos modelos e categorias de produtos;


Movimento Central

É o eixo central que fixa o pedivela. Nele são descarregados todos os impactos sofridos pela bike e pelo ciclista.


MTB

Abreviação de mountain bike.

Dicionário com a letra N


Nalini

Marca de forros para bermudas. A microfibra ofere qualidades semelhantes às do couro natural, toque macio e confortável, com propriedades que evitam assaduras, sendo resistente à abrasão.


New Street Vicunha

Tecido desenvolvido para oferecer o máximo em conforto, resistência e leveza na prática de esportes.


Nipple

Peça metálica que liga os raios ao aro.


Nó Cego

É o(a) ciclista que não tem experiência ou anda devagar.


Nose

Andar na roda dianteira (manobra na modalidade bike trial).


Dicionário com a letra O


Outdoor

Ar livre.

Dicionário com a letra P


Pant

Calça.


Pant ¾.

Calça tipo pescador (vai até o meio da canela), que evita encostar o tecido na coroa/corrente.


Pedal

Peça que transmite força das pernas e movimenta a bicicleta.


Pedal Clip ou SPD

Pedal sofisticado, com sistema de encaixa em sapatilhas e permite maior aproveitamento da pedalada, isto é, quando uma perna está empurrando o pedal, a que está voltando também faz força e ajuda no deslocamento. Este tipo de pedal também permite maior estabilidade pois os pés estão mais seguros e estáveis.


Pedalar Redondo

Forma cadenciada e suave.


Pedaleira ou Firma Pé

Tira para prender o pé nos pedais simples.


Pedivela

Peça entre o pedal e coroa (câmbio dianteiro).


Pelotão

Grupo de ciclistas que pedalam em pelotao compacto.


Performance

Linha de bicicletas da Scott. Simples e eficientes, são ideais para desfrutar do simples prazer de pedalar nos finais de semana, na cidade ou em trilhas sem esquecer do conforto e performance.


Pernito

peça do vestuário que protege apenas as pernas. É usada em épocas de meia estação, quando o frio inicial de uma pedalada passa e então o biker pode facilmente removê-la.


Perseguição

Prova de ciclismo realizada em velódromo.


Pivô

É a peça que une duas ou mais partes de uma suspensão. Pode ser usada com buchas plásticas ou rolamentos.


Planilha

Mapa de percurso com informações de quilometragem, pontos de referência, com texto ou pictogramas. Utilizada para simples passeio ou em provas de enduro com médias de velocidade desejadas.


Ponte

Juntar a outro grupo a frente no ciclismo.


Porta Caramanhola ou Suporte de Caramanhola

Local no quadro onde se coloca a garrafa de líquidos.


Progressive

Linha de bicicletas da Scott.


Pump

Bomba de encher o Pneu.

Dicionário com a letra Q


Quadro

Principal estrutura da bicicleta. Nas bicicletas Scott, existem diversas opções de tamanhos para pessoas de estaturas diferentes. Sua medida costuma ser medida em polegadas e o melhor tamanho vai depender da posição de dirigir desejada, o tamanho das pernas e braços do ciclista.

Dicionário com a letra R


Racing

Linha de bicicletas da Scott. São perfeitas para o verdadeiro mountain bike foram projetadas para conciliar performance com baixo peso.


Rack

Equipamento responsável pela fixação de uma ou mais bicicletas em veículos automotores para transporte.


Raios

Pequenas peças que ligam cubos e dão sustentação para as rodas.


Rapid Fire

Marca registrada do sistema de transmissão. É a alavanca de passagem de marchas, acionada pelo cicilista com os dedos.


RC

Linha de bicicletas da Scott Racing Concept (concebidos para competições). Toda a experiência, tecnologia e desenvolvimento de materiais diferenciados foram implantadas nestes modelos. Provavelmente você se sentirá um atleta profissional ao pilotar um dos modelos RC Team Full Suspension ou Hard Tail Scandium.


Rear Derailleur

Câmbio traseiro.


Rebound (retorno)

Relativo à suspensão e ao amortecimento. Quando comprimida, a suspensão armazena energia e "devolve" esta energia, retornando a força exercida anteriormente. Só existe retorno quando há compressão.


Relação

Combinação entre diferentes tipos câmbios dianteiros e traseiros que vão modificar o uso e performance da bicicleta.


Rigida

Bicicleta sem nenhum tipo de suspensão.


Rims

Aros.


Rock Shox

Marca registrada e conhecida por suas suspensões.


Roda

Conjunto de peças compostas por aro, raios, cubos, eixo central.


Rotor

1. (BMX) peça acoplada à caixa de direção, que permite ao piloto girar o guidão, sem que os cabos se cruzem ou se danifiquem. 2. disco de freio. Disco metálico que é fixado ao cubo e breca o movimento da roda, quando acionado o freio.

Dicionário com a letra S


Saddle

Selim ou banco.


Saddle Bag

Bolsa de selim para guardar documentos, ferramentas e câmara de ar.


Sapata

Borracha utilizada no sistema de freios.


Sapatilha

Calçado especial de ciclista. Possui uma pequena peça em seu solado que em movimento mecânico trava o calçado no pedal. Para destravar, basta uma leve torção no pé. Deve ser utilizado por ciclistas mais experientes para evitar acidentes. A Scott possui diversos modelos de uso casual ou competição que podem ter cravos substituíveis (para se adequar ao terreno ou desgaste), proteção no calcanhar, componentes refletivos para segurança; língua em neoprene (areia ou lama não irão incomodar o seu pé); fivelas ajustáveis para maior firmeza e conforto; solado com diferentes materiais para melhor performance.


Scadium

Material derivado do alumínio que foi desenvolvido inicialmente para a indústria bélica, especialmente como aletas dos mísseis do MIG-29. É extremamente leve e resistente. Alguns modelos de bicicleta Scott já possuem este material.


SDS

Shock Damping System.


Seat

Selim.


Seat Tube (tubo do selim)

Tubo estrutural por onde se fixa o canote.


Seatpost

Canote de selim, isto é, o cano de ligação entre o quadro e o banco.


Selim

Banco.


Shifters

Manetes de freio.


Shimano

Marca registrada mais conhecida por seu sistema de transmissão (cubos, câmbios dianteiros e traseiros, correntes).


Shirt

Camisa.


Shoes

Calçados apropriados para uso com bicicletas. A Scott possui uma ampla linha de produtos que melhoram o desempenho, pois possuem local para fixar taco de pedal, solado resistente e apropriado para cidade ou campo, são desenvolvidos para proporcionar conforto e segurança ao ciclista além de materiais com tecnologia para permitir respiração dos pés e secagem rápida quando molhados.


Short

Bermuda.


Sid

Marca conhecida de suspensão.


Single Track

Caminho em trilha estreita.


Sobrado

Não acompanhar a velocidade ou performance dos(as) companheiros(as).


Socar

Andar depressa.


Socks

Meias.


Soft Tial ou Rabo Macio

Bicicleta que possui suspensão traseira com pequeno curso.


Spoke

Raios.


Sportwear

Linha de vestuário esportivo.


Sprint

Aumentar abruptamente a velocidade e separar-se dos outros ciclistas.


Spyder Bridge

A tradução ao pé da letra é Spyder - Aranha; Bridge -Ponte. Na realidade é uma peça usinada e aliviada em CNC (menos peso) que lembra uma teia de aranha. Trata-se da peça que tem a função de dar rigidez no triângulo localizado logo acima do pneu traseiro.


Stem

Mesa ou avanço.


Sunglasses

Óculos de sol. A Scott possui vários modelos para proteção de seus olhos contra os sol e poeira. Também disponíveis conjuntos intercambiáveis de lentes.


Sweater

Blusa de frio.


Swingarm (balança traseira)

Peça estrutural composta por tubos, que funciona como braço oscilante em quadros amortecidos. É fixada no quadro através de pivôs ou links.

Dicionário com a letra T


Taquinho

Componente da sapatilha. Peça para travar o calçado no pedal clip.


Tires

Pneus.


Top

Camiseta tipo regata feminina.


Top Tube (Tubo superior)

Tubo estrutural localizado na parte superior do quadro, que liga a caixa de direção ao seat tube.


Trainer

Rolo é o equipamento que simula o movimento da pedalagem, isto é, o produto estático que possui um sistema de encaixe no pneu traseiro para treinamento e pode ter diferentes níveis de esforço, é muito utilizado para treinamentos indoors ou como aquecimento para as competições.


Transmissão

É o conjunto de cambio dianteiro, traseiro e corrente.


Travel Pack

Mala de viagem.


Trekking Vicunha

Este tecido foi desenvolvido para oferecer o máximo de conforto, resistência e leveza na prática de esportes, especialmente os mais radicais.


Trip Trail

Corrida com distância superior a 25 quilômetros, onde os competidores partem de uma cidade e a outra, isto é sem voltar ao local de origem.


T-shirt

Camiseta.


Tubeless (sem câmara)

Tipo de aro semelhante às rodas dos automóveis modernos, que pode ser usado sem câmara de ar.

Dicionário com a letra U


Upgrade

Substituir os componentes da bicicleta: melhor qualidade, precisão e menor peso.


Uphill

Modalidade de corrida em subida.

Dicionário com a letra V


V-brake

Marca registrada de sistema de freios, que consiste de cabos e sapatas. Modelo mais moderno que o sistema Cantilever.


Velódromo

Local fechado para a prática do ciclismo. Tem formato ovalado, com acentuada inclinação de pista que pode ser feita em madeira, saibro e cimento.


Voltage

Linha de bikes da Scott. Pedalar sem compromisso, na cidade ou campo, para gastar as energias e cuidar da saúde.

Dicionário com a letra W


Wallpaper

Fundo de tela para uso em computadores.


Whell

Roda.


Whellbag

Mala de viagem que possui rodas.

Dicionário com a letra X


Nenhum registro encontrado com a Letra X

Dicionário com a letra Y


Nenhum registro encontrado com a Letra Y

Dicionário com a letra Z


Nenhum registro encontrado com a Letra Z



Voltar.